7 dicas para acalmar um bebê com cólica?

O que causa a cólica do bebê?

Cólica é uma condição que causa dor no trato gastrointestinal do bebê (incluindo gases, irritabilidade e crises longas de choro). No entanto, a cólica dura aproximadamente quatro meses, e geralmente atinge o pico em torno de quatro a seis semanas de idade.

Não se sabe de forma conclusiva o que causa a cólica do bebê. Porém alguns culpam o sistema digestivo imaturo, alergias, trasição do leite materno para o aleitamento industrializado ou pais altamente tensos. Além disso acredita-se que durante o período de amamentação, algo que a mãe coma, possa influenciar nas cólicas. Mas para as mamães, é importante chegar ao fundo da questão, porque assistir seu filho chorar por horas é quase insuportável.

É sempre recomendável consultar o seu pediatra para descartar outros possíveis problemas. Entretanto se for cólica, peça a ele um remédio natural que possa ajudar a amenizar as cólicas, tais como luftal, simeticona ou colikids.

Para acalmar seu filho durante crises de cólica segue algumas dicas:

1 – Segure-o de barriga para baixo

Posicione o bebê de modo que o estômago dele esteja apoiado no antebraço e a cabeça dele esteja apoiada na palma da mão ou na dobra do braço.

2 – Balanço e movimento

Uma caminhada em seu carrinho ou até mesmo balançá-lo em seus braços pode acalmá-lo, em outras palavras o ritmo constante de qualquer tipo de movimento é calmante.

3 – Massagem

Em primeiro lugar, coloque-o de barriga para baixo em suas pernas e esfregue suavemente as costas dele para ajudar a liberar o gás acumulado. Em segundo lugar coloque seu bebê deitado de barriga para cima, movimente suavemente as pernas em forma de pedalada.

4 – Forneça calor

Coloque um pano morno em sua barriga ou dê-lhe um banho quente. Além disso se o clima estiver frio, deixe-o bem enrolado em um cobertor e o segure de forma aconchegante.

5 – Ajuste sua dieta.

Então se você está amamentando e se nenhuma das opções acima ajudar, tente mudar sua própria dieta, eliminando produtos lácteos, cafeína, cebola, repolho, brócolis, alho e alimentos condimentados. Mas caso ele seja alimentado com leite em pó, peça ao pediatra para recomendar uma outra fórmula que se ajuste a seu bebê.

Créditos imagem: Pixabay

6 – Massagem Shantala

Por outro lado, já ouviu falar nessa massagem espetacular? A Shantala é uma massagem de origem indiana que é feita pela própria mãe. Trabalhada a musculatura e articulações do bebê através de alongamentos e movimentos repetitivos. Estimula e ajuda nos reflexos, e o que é muito importante, ajuda a aliviar as cólicas.

7 – Acalme-se.

Em conclusão se tudo mais falhar, coloque o bebê de barriga para baixo, prepare uma xícara de chá e se acalme. Não deixe que ele perceba a sua própria ansiedade. Então aconchegue seu bebê e perceba que você é a melhor pessoa para consolá-lo e se você não puder, ninguém mais pode.

By: Patricia Teles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *